"Daqui partem navios para a Antártida."

Em 1870, o grupo britânico South Amerícan Missionary Society criou o primeiro posto habitado permanente na região. A partir daí, a ocupação do local começou lentamente. Depois, a história do lugar foi fortemente marcada pelo presídio que ali existiu entre 1896 e 1947, construído na Isla de los Estados. Seus prisioneiros, a maior parte criminosos perigosos e presos políticos, foram a mão-de-obra que permitiu ao então povoado contar com eletricidade, telefone, cais, edifícios, ruas e estradas. Em 1950, a cidade tornou-se uma importante base naval, dando suporte para a ligação marítima até a Antártica. Atualmente, Ushuaia tem sua economia baseada na pesca e, sobretudo, no turismo.

Ushuaia, como pequeno centro urbano que é, com 45 mil habitantes, é bastante atraente e agradável para uma caminhada - paisagem banhada pelo Canal de Beagle com montanhas de picos nevados ao fundo. Em Ushuaia convivem os mais distintos cenários: montanhas cobertas de neve, geleiras, rios, lagos, bosques e uma costa marinha bastante recortada e repleta de baías. Também conta com bons museus, desvendando um pouco mais da história da região, como o Ex-Presídio e Museo Marítimo de Ushuaia, o Museu del Fín dei Mundo e a Estancia Harberton. A cidade é ainda ponto de partida para expedições rumo à Antártica - e eventualmente escala de vôos que seguem para a Austrália. Estes são apenas alguns dos segredos para um lugar tão distante reunir turistas, mochileiros, aventureiros e exploradores de todas as latitudes.

"Montanhas geladas encostam no mar."

Na cidade mais austral do mundo, a paisagem é sempre fantástica. São picos de neves eternas, bosques floridos, glaciares, icebergs e ilhas habitadas por multidões de gaivotas, leões-marinhos e pingüins. E, apesar de estar separada fisicamente da Patagônia, ambas possuem em comum sua história e geografia.

De Ushuaia, partem cruzeiros em barcos catamarãs pelo Canal Beagle e outros estreitos da Terra do Fogo, à Ilha dos Estados e ao Cabo de Hornos, e trens para o Parque Nacional da Terra do Fogo. No verão, o ecoturismo é amplamente praticado em atividades como trekking, cavalgada e mountain bike. Já no inverno, as atividades de neve destacam-se nos diversos centros invernais da região: snowmobile, caminhadas com raquetes, esqui nórdico e alpino.

Canal de Beagle: diversas embarcações partem de Ushuaia para visitar os atrativos do Canal de Beagle. Algumas excursões são mais curtas, visitando a Ilha dos Pássaros, Ilha dos Lobos e o Farol Les E'claireurs. Outras são mais longas, visitam a Ilha Martillo, a Estância Harberton e o Porto Williams, já no Chile. Durante a navegação, se pode apreciar exemplares de fauna marinha. A Ilha dos Lobos abriga uma das poucas colônias de lobos marinhos existentes na região. Pode-se navegar pelo canal em diferentes tipos de embarcação, predominando os veleiros. 0 nome do canal, aliás, vem do barco no qual o pesquisador inglês Charies Darwin visitou a região, em 1832. As principais excursões levam ao Faro Les Ecialeurs, também conhecido como Farol do Fim do Mundo - que sinaliza aos navegantes a entrada da Baía de Ushuaia.

"É aqui o Fim do Mundo."

Lago Fagnano e Escondido: está localizado a 60 km de Ushuaia, partindo pela Rota Nacional 3 em direção norte. A paisagem durante o percurso é linda, atravessa os Andes Fueguinos através de vales e montanhas, que no inverno ficam cobertas de neve. Próximo ao Paso Garibaldi (450 m), em meio à Cordillera dos Andes, pode-se apreciar a linda vista dos lagos Escondido e Fagnano. São lagos que servem, basicamente, para a pesca. No primeiro, localizado entre montanhas, é possível fazer caminhadas ao redor. Próximo aos dois lagos há hosterías, cabanas e campings. Microônibus de diversas companhias saem duas vezes por dia.


Parque Nacional Lapataia: saída pela manhã em direção ao Parque Nacional Tierra del Fuego. Uma vez dentro do parque segue-se até a trilha que beira o lago onde caminha-se durante aproximadamente 03 hs sobre o Canal de Beagle, atravessando praias e falésias. Durante a caminhada pode-se ver no horizonte as Ilhas Navarino e Redonda entre outras. Os bosques desta área são únicos, com espécies que somente se encontram aqui. Chegando ao pé de uma falésia, embarque em lancha para atravessar até a Ilha Redonda, onde encontram-se lobos de dois pêlos

"Que lugar maneiro!"

Parque Nacional Terra do Fogo: está situado a 12 km de Ushuaia e foi criado em 1960. É o único parque nacional argentino à beira-mar. Sua exuberante floresta abriga uma grande variedade de fauna e flora.Parque Nacional Tierra dei Fuego A apenas 12 Km a oeste de Ushuaia, à beira do Canal de Beagle, fazendo fronteira com o Chile a oeste, o parque de 63 mil hectares tem paisagens deslumbrantes, entre montanhas, bosques, picos nevados, lagos, rios e mar. Para quem curte trekking e natureza, existem várias trilhas, de diferentes distâncias e níveis de dificuldade para serem percorridas.


Valle Tierra Mayor:
localizado a 22 km de Ushuaia, é o centro de esqui mais completo da região, sendo pioneiro na prática e aluguel de wind-ski e motos-trenó. Também é possível realizar caminhadas pela região. Com seus 100 km de comprimento, é o maior de toda a região. Com seus 100 km de comprimento, é o maior de toda a região.

"O pessoal da praia não perde tempo."

Museo Penitenciario - 0 prédio do Museo Penitenciário, construído pelos próprios condenados, ainda suas instalações originais da época em que ali funcionava o Presídio de Ushuaia, entre 1896 e 1947. Depois foi fechado e cedeu suas instalações para o ministério da Marinha. Para a prisão eram enviados criminosos de alta periculosidade, muitos condenados à pena perpétua. A

City Tour Bus Double Deck -  atração deste city tour é o ônibus vermelho de dois andares, com paredes decoradas com desenhos, mapas, textos e fotos referentes à história da Terra do Fogo.

Tren del Fin del Mundo  - o construído especificamente para passeios turísticos, é uma réplica do "trem dos presos", percorrendo o mesmo caminho utilizado pelos condenados antigamente para abastecer a cidade com lenha. 0 trem sai da Estación de l Fin dei Mundo com destino ao Parque Nacional Tierra del Fuego, passando por dos, vales, bosques e montanhas. A visita é guiada. Na Estación del Fin del Mundo há um pequeno museu e uma mostra de fotografias históricas.

Glaciar Martial  - A visita ao Glaciar Martial proporciona uma bela vista do Canal de Beagle, da própria geleira e dos bosques que cobrem o Cerro Martial. Muitos costumam se aventurar a caminhar pela geleira e a brincar de "escorregador", o que não é aconselhável, já que há risco de fissura do gelo. Para chegar lá você deve ir até o teleférico, que fica a 7 Km do centro. Es Do ponto final do teleférico até o topo da montanha, onde fica o Glaciar, deve-se andar por aproximadamente duas horas por uma subida bem íngreme e não raramente sob neve, até chegar ao pé do glacial. Há duas trilhas, uma passando por dentro de bosques e outra num caminho aberto na montanha. A geleira em si não é exatamente espetacular, especialmente considerando outras existentes na região da Patagônia, mas vale, e muito, pela vista panorâmica. É bom lembrar que quando venta demais ou neva fica totalmente inviável caminhar até lá.

Estancia Harberton  - Fundada em 1886, é a estância mais antiga da Terra do Fogo, declarada monumento histórico nacional, com belas paisagens preservadas e criação de animais. Hoje pertence aos descendentes de seu fundador, o missionário anglicano reverendo Thomas Bridges, que chegou ao local com o objetivo de evangelizar os nativos. A visita inclui uma caminhada pelos arredores da fazenda, com guia. 0 lugar também abriga o Museo Acatushún de aves e mamíferos marinhos austrais, que contém uma coleção de esqueletos de espécies da região.

"Castores passeiam despreocupados."

Museo Territorial dei Fin del Mundo- 0 museu está instalado no prédio que abrigou o primei~o banco da cidade. Apesar de pequeno, possui uma rica coleção de material sobre Ps indígenas originários da região, instrumentos de caça, roupas feitas de pele de guanaco, artesanato. Também exibe material histórico sobre os exploradores do local.


CERRO CASTOR - 0 melhor complexo de esportes de neve da região. Esqui, snowboard e trenós puxados por huskies estão se tornando cada vez mais populares em Ushuaia. A 27 quilômetros da cidade.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.É tranqüilo chegar em Ushuaia de carro no verão. Não precisa um 4x4 como rege a lenda.

2.Não alugue um carro na Argentina para chegar lá. A Terra do Fogo foi dividida ao meio entre a Argentina e o Chile, ou seja, você passa pelo Chile para chegar lá, e carro alugado na Argentina não entra no Chile.

3.Lá existem albergues, campings e bons hotéis. Mas é nos campings que você vai encontrar os aventureiros mais guerreiros dos 4 cantos do planeta. Muita gente interessante na época do Natal se encontra por lá antes de uma nova expedição.

4.No verão rola uma night animada na Av San Martin.

5.O Glaciar Martial é visita obrigatória.

6.Faça o passeio de trem do Fim do Mundo. É uma replica do trem dos presos que antigamente abastecia a cidade com lenha antigamente.

7.Não perca o passeio de barco pelo Canal de Beagle. Você vai visitar pinguineiras, ver leões marinhos além de outros bichos antárticos. Prepara-se para encarar os ventos fortes do Cabo Horn. Tem passeios mais longos e outros mais curtos.

8.No inverno dá para esquiar no Cerro Castor. O mais incrível é que você vai esquiar pertinho do mar.

9.O Parque Nacional da Terra do Fogo também vale a visita.

10.Se tiver grana e templo pegue um navio e vá para Antártica. É daqui que saem os navios.

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS