"Rumo ao desconhecido..." |
A Amazônia Brasileira é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e grande parte dos estados do Maranhão e Mato Grosso.
A Amazônia, de um modo geral, abrange sete milhões de quilômetros quadrados, um vigésimo da superfície terrestre e dois quintos da América do Sul. Só para nós termos uma idéia do tem 56% do território nacional. Toda a Europa cabe aí, com exceção da Rússia.
"Aí ... a gente não se viu no Pantanal? " |
Possui um quinto da água doce do globo, como todos nós sabemos (a preocupação, hoje, muito grande, é que se fala abertamente que as próximas guerras serão em disputa da água); 1/3 das florestas, abrange 3 fusos horários e 2 hemisférios.
"Hotel de selva." |
Sobretudo, é bom recordar que a Amazônia possui o maior banco genético do planeta. A biopirataria acontece quando um estrangeiro sai do país levando material colhido aqui para pesquisar em seu país. Isso vem acontecendo com muita freqüência nos últimos anos, mas surgiram leis que regulamentaram a remessa de material biológico para o exterior.
"Cara esquisito..." |
O clima é equatorial quente úmido, forte umidade (100% de umidade), e é o paraíso da proliferação de doenças tropicais. Listamos algumas: a leishmaniose, malária, a febre amarela (que voltou à Amazônia). Em toda a área da Amazônia encontramos também a hepatite, a dengue (que não é nossa, foi importada). É preciso lembrar que muitas outras doenças estão presentes na Amazônia, por exemplo a tuberculose e a lepra (hanseníase) em que a Amazônia possui o maior índice do mundo, depois da Índia.
Dona de um quinto das águas doces e da maior floresta equatorial do planeta, mistura rios e selva a. Os igarapés são suas trilhas aquáticas e se multiplicam em labirintos a partir dos igapós -matas inundadas seis meses por ano. E aí começa a miscelânia.
"Paisagens singulares." |
Árvores altas de troncos finos e raízes aéreas, cipós grossos como galhos, palmeiras, profusão de orquídeas. Macacos saltam nos cedros, maçarandubas e itaúbas de 50 metros de altura. Nas águas, 2.000 espécies de peixes. No ar, mais de mil tipos de pássaros. Gaviões nos galhos secos; maçaricos e biguás descansando nas bandejas das vitórias-régias. No total, 1,5 milhão de espécies vivas, a maior diversidade da terra.
"O lance é dormir em malocas no meio da selva." |
Aldeias indígenas - Tucanos, ianomâmis e banivas vivem no Alto rio Negro. As aldeias mantêm os costumes primitivos. O acesso se faz por voadeiras -barcos com motor de popa. Viagem de 6 a 12 horas. Visitas com autorização da Funai. Tel. (92) 471.1187. A alimentação dos índios baseia-se naquilo que eles extraem da natureza: peixes, mandioca, com a qual eles fazem o beiju, além de outros animais obtidos através da caça e frutas silvestres. Os índios também plantam suas roças, plantam favas, arroz, feijão, milho, banana-da-terra, abóbora e melancia. Os índios não têm horário marcado para suas refeições e comem quando sentem fome.
"A canoa é o principal transporte." |
Escalada do Pico da Neblina Do alto, não se vê nada. É como se tudo estivesse nas nuvens e que, lá embaixo, só houvesse um abismo. O topo do Brasil é prá lá de embaçado, um pico que justifica o nome: da Neblina. Está a 3.014 metros de altitude. Vencê-lo exige espírito de aventura, paciência e obstinação. No topo, o Brasil estará a seus pés. De um lado, o exuberante verde da selva a perder de vista. Do outro a Venezuela. A civilização está bem longe, a uma semana.
"Preguiça!" |
Parque Nacional do Jaú - Localizado próximo ao Arquipélago das Anavilhanas, o Parque Nacional do Jaú, é a maior reserva florestal da América do Sul. Com 2,27 milhões de hectares, o Parque é banhado pela águas escuras do Rio Negro. Possui um exuberante diversidade biológica e, ainda, animais ameaçados de extinção, como o peixe-boi e a ariranha. O Parque Nacional do Jaú está próximo ao município de Novo Airão e só é possível chegar até lá de barco.
"O ônibus local." |
Dicas de GUSTAVO VIVACQUA |
1.Tome
vacina contra febre amarela 10 dias antes do embarque.
2.Existe diferença de fuso-horário. Lá é sempre uma hora a menos. No horário de verão é duas horas a menos que Brasila. (caso você esteja próximo a Manaus) 3.Só existem 2 estações: 4.Só dá para chegar em Manaus de avião ou de navio ou de barca. Se você quiser ir de carro, a Transamazônica é praticamente intransponível, e caso você não tenha ganho o Paris-Dakar não é aconselhável. As pessoas mandam o carro numa chata que parte de Belém. 5.Não deixe de conhecer os hotéis de selva que ficam no Rio Negro , como o Ariaú. 6.Experimente as comidas típicas como o tacacá, peixes como o tambaqui , tucunaré e pirarucu. 7.Você vai presenciar as chuvas mais pesadas do mundo e chove quase todo dia, por isso leve roupas secas reserva e roupas impermeáveis. 8.Não visite aldeias indígenas sem autorização da FUNAI. Apesar da FUNAI não ter muita moral com os índios, são eles que vão garantir sua segurança e seus pertences, pois os índios não gostam de serem invadidos pelos "não índios", e como quem manda em terra de índio é índio e as leis deles são feitas por eles é bom você ser cuidadoso. 9.As tribos mais maneiras para serem visitadas são os Ianomâmis e os Waimi Atroari. Os ianomâmis são os menos influenciados pela nossa cultura , e talvez por isso os mais bravos com estranhos. Quando encontrar um diga: "Xita!" ... não , não é a macaca do Tarzan, significa "amigo" na língua deles. Leve bastante tabaco para dar de presente , pois eles gostam de chupar (em vez de fumar) o negócio. Jamais leve cana (bebida) para dar , é proibido e você é que pode acabar em cana (cadeia). 10.Se você é aventureiro faixa preta a sugestão é subir o Pico da Neblina. Siga até São Gabriel da Cachoeira que são alguns dias de viagem de barco subindo o Rio Negro e de lá começa 2 semanas de aventura, frio , selva , umidade, selva ,selva e selva. Nesta região existem rebeldes das Forças Armadas Rebeldes Colombianas ( as FARC ) pouco amigáveis, além de guerras entre ianomâmis brasileiros e ianomâmis venezuelanos. Ah ! Tem onças , jacarés e anacondas do tamanho de um ônibus no caminho também. Boa sorte e divirta-se no topo do Brasil. 11."Conheço os cinco continentes da terra e nunca vi lugar mais maravilhoso como a Amazônia." dica de Benoni 12. Vale muito a pena ir até Novo Ayrão ver os botos cor-de-rosa! Eles são apaixonantes!!! Desiree Cristine Ramos ` |