"Que lugar tranquilo!" |
Imbassaí, que na língua tupi significa "caminho do rio", possui muitos caminhos de água doce que escorrem em cascatas e corredeiras, correm paralelo às dunas, até encontrar o mar.
Os seis quilômetros de praias são margeados por dunas elevadas e, por trás delas, corre paralelo o rio Imbassaí, oferecendo um banho de água doce e calma. Outro local bastante agradável para se tomar um banho de água doce é a lagoa Jauara.
"É bom tomar um banho de água doce depois da praia." |
Situada na APA - Área de Proteção Ambiental - da
Linha Verde, Imbassaí fica a 63 Km de Salvador, apenas 13 Km adiante de Praia
do Forte, e reúne atrativos para quem busca o turismo ecológico.
Imbassaí despertou para o turismo ecológico recentemente, a partir da
inauguração da Linha Verde. Desde então, o primitivo lugarejo começou a ser
preparado com infra-estrutura hoteleira e de serviços, ganhando a cada dia
novos equipamentos, inclusive de grande porte, como hotéis de lazer e resort,
ainda em construção. As pousadas, bares e restaurantes se espalham numa área
de 3 Km2 entre cajueiros, coqueiral e mata.
"Dá para andar muitos kms nesta praia." |
As barracas se espalham na faixa de areia entre a praia e o rio, oferecendo bebidas geladas e tira-gostos de peixe frito e mariscos, além do tradicional acarajé nos tabuleiros das baianas.
O acesso às praias só é possível para pedestres, pois os rios que as margeiam formam uma barreira natural para veículos, o que aumenta a tranqüilidade dos visitantes.
"É isso aí..." |
Praia de Santo Antônio- é isolada por extensas dunas e coqueirais e tem um pequeno povoado que vive da pesca e do artesanato de palha de coqueiro. Acesso pelo povoado de Diogo (5 km), mais 25 minutos de caminhada pelas dunas.Pode-se chegar a Santo Antonio pela praia, a uma distância média de cinco quilômetros, onde se encontram algumas barracas; daí, segue-se em direção às dunas, por mais um quilômetro aproximadamente.
Dicas de GUSTAVO VIVACQUA |
1.Boas
opções de lazer e banho são o rio Imbassaí Pequeno, a cachoeira D. Zilda e a
lagoa Jauara.
2.Existem trechos com recifes que formam piscinas naturais durante as marés baixas, ideais para banho. 3.Durante o verão é possível alugar caiaques para passeios no rio. 4.Mais ao interior, pode-se tomar banhos nas águas do rio Imbassaí Pequeno e na cachoeira de Dona Zilda. 4 quilômetros adiante, após grandes dunas, a vila de Santo Antonio é atração à parte. 5.Não perca também o banho na Lagoa Jauara e o samba-de-roda de Dona Alaíde que, apesar de seus 19 filhos, ainda dança a música afro com uma garrafa na cabeça. 6.Os adeptos de caminhadas ecológicas poderão fazer o passeio até Santo Antonio, uma aldeia primitiva onde ainda permanece o costume do "escambo" entre a comunidade formada por pescadores e caboclos descendentes de índios. 7.Não deixe de conhecer a Praia do Forte e Costa do Sauípe. ` |