"A cidade é muito bem conservada"

Localizada na Serra do Mar, entre Ubatuba e Taubaté, São Luís do Paraitinga é uma cidade encantadora. De arquitetura tipicamente colonial, essa cidade tem seu aspecto cultural bastante desenvolvido. Festas folclóricas, músicas regionais e o artesanato são alguns dos seus atrativos. Além disso a cidade está cercada pela Mata Atlântica, possibilitando a prática do trekking e o rafting no Rio Paraibuna.



Atividades relacionadas: Rafting, Trekking

ATRAÇÕES
As principais atrações da cidade são o rafting e a própria cidade em si.

"A cachoeira grande é imperdível."

Rafting no Rio Paraibuna
São cerca de seis horas de descida pelo Rio Paraibuna. A aventura começa no Parque Estadual da Serra do Mar (núcleo Santa Virgínia) e termina só depois de 18 km entre corredeiras nível II e III. A idade mínima para prática dessa atividade é 12 anos.

Cachoeira Grande
Localizada no km 22 da estrada para Lagoinha, essa queda de 40 m de altura termina no Rio Faxinal. Há uma piscina natural rasa ideal para banho.

"A placa diz tudo."

Parque Estadual da Serra do Mar
Área de reserva da Mata Atlântica tem como atração 17 lindas cachoeiras e trilhas como a da Pirapitinga. Para chegar ao Parque, entre no km 78 da SP-125. É recomendável agendar a visita.

Casario Colonial
Esse passeio histórico oferece visita às construções dos séculos XVIII e XIX. É possível visitar a casa onde morou Oswaldo Cruz.

Trilha do Piratininga
Esse passeio de 5,6 km margeia o Rio Paraibuna. Durante o percurso passa-se pela Cachoeira das Andorinhas, ótima para refrescar-se, e pelo Salto Grande, um cânion de 10 m de altura. A caminhada dura, em média, três horas e meia.

Trilha do Poço do Pito
Caminhada de cinco horas em meio à Mata Atlântica. Quedas d água, poços naturais e escorregas são as atrações desse passeio.

Atividades Noturnas
Durante os finais de semana acontecem alguns shows ao vivo na praça da cidade. Para quem preferir um programa mais tranqüilo, a cidade traz algumas opções de bares.

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.Vá  em maio na época da festa do Divino. A cidade tem vários eventos culturais locais. É bem bacana.

2.A Cachoeira Grande é imperdível. É bem bonita e de fácil acesso e dá para fazer rapel.

3.Se quiser fazer as trilhas do Núcleo Santa Virgínia faça reserva com antecedência. Se chegar na hora não entra.

4.Se tiver tempo, vá pegar uma praia em Ubatuba que é perto.

5.O rafting no Paraibuna é o programa principal.

6. Uma boa é visitar São Luiz do Paraitinga de 1 a 12 de maio, quando além da Festa do Divino acontece também o aniversário daquela cidade histórica, uma das principais estâncias turísticas paulistas, terra de Oswaldo Cruz e das lendas do Saci Pererê.Muita diversão e religiosidade além de comida de graça doada pelo festeiro(promotor da festa)sempre um "luisense" ilustre, escolhido em votação democrática. Façam como eu e visitem São Luiz, no Vale do Paraíba. Hotéis e alimentação super baratos!"dica de salvador borriello

7."Fiquem ligados que os passeios todos para fazer trilhas e cachoeiras são longe! Então vá de carro ou se programe para pagar uma grana pras agências de passeios. Da primeira vez fomos para lá de ônibus e com pouca grana, e acabamos desistindo de ficar, pegamos o onibus e fomo para Trindade!!"dica de kira

 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS