"Bacana!"

No sertão de Piauí a natureza construiu sete esculturas de arenito: As Sete Cidades. Por isso, para preservar a região foi criado o Parque Nacional de Sete Cidades, cercado por intrigantes formações rochosas, picos e escarpas. 

"Vista panorâmica."

De clima árido e vegetação rasteira o parque reserva surpresas: na primeira cidade situa-se a cachoeira do Riachão com queda d’água de 17 metros em meio a caatinga. Nas demais, as formações lembram canhões de guerra, o contorno do mapa do Brasil, um elefante e o Arco do Triunfo. 

Os 6.221 hectares do Parque Nacional de Sete Cidades, criado em 1961, protegem um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, além de monumentos geológicos e diversas nascentes que brotam no Piauí semi-árido.

As curiosas formações rochosas da região foram divididas em sete conjuntos, chamados de Sete Cidades, já em 1886. O antigo território dos índios tabajaras desperta a imaginação daqueles que o visitam e procuram encontrar diversas formas nas estranhas rochas. Outra atração são as inscrições rupestres, deixadas provavelmente pelas tribos tabajaras que já habitavam a região há milhares de anos. 


O Parque Nacional de Sete Cidades está localizado no norte do Piauí, pertencendo ao município de Piripiri. Para chegar até lá, a partir de Teresina, seguir pela BR-343 até Piripiri, distante do parque 26km pela BR-222.

As espetaculares formações rochosas espalhadas pelo parque e divididas em sete "cidades" dominam a paisagem. Entre as rochas, brotam olhos-d`água. A vegetação característica é de transição entre o cerrado e a caatinga, onde se encontram espécies como o murici, o pau-terra, as palmeiras, o buriti, a carnaúba e o tucum. Entre os animais estão presentes mamíferos como o veado-mateiro, a raposa, a suçuarana e o moco, além de répteis como a Iguana e aves como o tucano, o falcão-tropical e o xexéu.

PONTOS DE INTERESSE: 


1ªCIDADE - Piscina do Olho dagua dos Milagres , Pedra dos Canhões , Floresta de Pedras , Trilhas da Sambaíba.

2ª CIDADE- Arco do Triunfo , Sítio Pequeno da Pedra da Inscrição , Sítio da Pedra do Americano , Sítio da Mão de Bromélias , Biblioteca , Mirante , Sítio do Camaleão , Pedra do Castel.

3ª CIDADE - Dedo de Deus , Os Três Reis Magos , Curral de Pedras , Furo Solsticial , Mapa do Brasil , Pedra do Beijo.

"Pra onde vou agora?"

4ª CIDADE - Archete , Cidadela , Portal , Grande Muralha , Beijo dos Lagartos , Mapa do Brasil
Passagem do Índio.

5ª CIDADE - Sítio da Pedra da Inscrição , Furna do Índio , Pedra do Imperador , Pedra do Camelo , Pedra do Último dos Moicanos , Grutas do Catirina , Túmulo do Filho do Catirina

6ª CIDADE - Pedra da Tartaruga , Pedra do Elefante , Pedra do Cachorro

7ª CIDADE - Gruta do Pajé , Sítio de Pinturas , Casario

 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

1.O parque possui Centro de Visitantes, alojamento para pequenos grupos, áreas para camping, restaurante e lanchonete

2.Em Piripiri, cidade a 26km do parque, há hotéis e lojas de artesanato.

3.O parque abre diariamente, das 8h às 17h, e os ingressos custam R$ 3.

4.É obrigatório que a visita seja iniciada pelo centro de visitantes. Lá você recebe informações sobre o parque, escolhe o tipo de condução e o guia para acompanhá-lo.

5.A área aberta à visitação turística possui cerca de 12 Km de trilhas. Os trechos são curtos entre os pontos de interesse, e os graus de dificuldades mais acentuados são encontrados na subida para o mirante, no caminho para a Passagem do Índio e na descida para a cachoeira.

6.Caso haja tempo visite as Cachoeiras do Urubu que são consideradas as Cataratas do Nordeste.

7.Existe um mirante com vista panorâmica, próxima a segunda cidade. De lá é possível conferir toda a grandiosidade do local.

 

`

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS