"Visual."

Vila de Pescadores com acesso pela Rodovia Rio-Santos na altura do km 268. Está localizada a 30 km de Paraty, dentro da APA do Cairuçú.

A população é descendente dos piratas, que tentavam saquear os navios que levavam as riquezas do Brasil para Portugal.  

"Aqui é o Cachadaço."

Seguindo pela estrada há uma bifurcação à esquerda que vai dar no Condomínio de Laranjeiras, continuando pela direita, já estamos no caminho certo.

A estrada para Trindade passa pelo morro do Deus-me-Livre, que tem este nome por ter sido uma difícil travessia no passado, hoje em dia ela foi asfaltada. Isto é bom para os moradores e para os turistas, mas assusta e preocupa quando há um movimento exagerado de pessoas, como nos feriados prolongados, pelo impacto que pode causar ao meio ambiente.

"A praia é cheia de pedras."

Bem, voltando à estrada, mais adiante à  esquerda  começa uma trilha – sem sinalização - que vai dar na Praia Brava.  Depois de 30 minutos de caminhada, chegamos a uma praia maneira, que está sempre deserta, rodeada de Mata Atlântica. As ondas são fortes e tem uma fonte de água doce.

Voltando à estrada e seguindo em frente,  chegamos à Praia do Cepilho, a preferida dos surfistas. Um barzinho localizado estrategicamente mata a sede e a fome .  

"Na vila rola uma night."

Atravessando em seguida um  riachinho em  que o fundo é de pedra e você não vai atolar,  avista-se logo a Vila.

Este antigo paraíso hippie tem uma rua principal, onde as casas, além de  moradia, geralmente são também bar, pousada e camping.  Jaqueiras carregadas de frutos, arrematam o visual da vila.

Hoje, a população é composta pelos caiçaras (os naturais da região) e pelos “alternativos”, pessoas que escolheram viver junto à natureza, de forma tranqüila, longe do caos urbano. Como conseqüência, já há algumas construções “forasteiras” para dar maior conforto ao turista, mas na Vila ainda não tem telefone e não dá para fazer reservas.

"Bacana!"

A Vila se alonga pela Praia de Fora ou dos Ranchos, que ganhou este nome pelos "botecos" à beira-mar,  onde em dia de lua cheia, o pessoal espera a lua nascer no horizonte.  No fim da praia pode-se pegar uma trilha que vai dar na Praia das Conchas, sem esquecer de levar os chinelos para não machucar os pés.

Saindo da praia, por trás dos bares, tem um caminho que vai dar no Camping da Associação. Esta área privilegiada fica de frente para a Praia do Meio ou dos Codós. A pequena baía de águas transparentes é um verdadeiro paraíso.  Do alto das pedras  da praia, dá para ver as outras praias, o mar aberto e, com sorte, até mesmo golfinhos.  

"Lá rolam umas ondas."

No fim da praia está o Rio dos Codós  onde começa a trilha que leva à Praia do Cachadaço. Nesta extensa praia tem 2 campings (ainda sem luz elétrica) e, passando por um deles se chega a uma bela cachoeira para um banho refrescante (sem sabonete para não poluir...). No fim da praia, passa-se por um conjunto de pedras para chegar até a trilha que leva ao Cachadaço. Mas, atenção neste trecho pois, se a maré estiver alta e o mar agitado, pode ser perigoso.  

"Tem uma trilha..."

O Cachadaço é uma piscina natural protegida por enormes pedras vulcânicas. Neste lugar é possível  nadar entre peixinhos coloridos. Snorkel e máscara são equipamentos "obrigatórios".  Se você não gosta de andar em trilhas, é possível chegar até aqui de barco, com saída da Praia dos Ranchos ou da Praia do Meio.    

"...que leva pra um riacho maneiro..."

Do Cachadaço  dá para ver a Praia da Figueira ou dos Pelados, nome devido a ser comum a prática do nudismo nesta área. Pode-se chegar até lá a nado, por uma descida a partir da trilha ou também de barco. Esta pequena praia tem a vantagem de ter bastante sombra para se tirar um irresistível cochilo. As águas além de totalmente límpidas, geralmente são calmas e relaxantes . A presença de peixes é constante, principalmente, no canto onde tem um agrupamento de pedras e plantas marinhas. Ali, com máscara e snorkel  dá para se ver muitas espécies de peixes, junto a estrelas do mar e ouriços.

Bem, depois de visitar tudo isto tome  um banho na Cachoeira dos Codós que vale a pena.

"...que acaba na praia."
 

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA

2. A maioria das pessoas que vai pra lá acampa, sendo assim, existem vários campings para escolher.

3. Nos feriados os campings ficam lotados , e por isso quem chega antes pega os melhores lugares.

4. Algumas pessoas acampam na moral na praia para não pagar camping , mas de vez em quando , chega a polícia e manda todo mundo recolher as coisas e arrumar um camping .

5. Leve seu equipamento de mergulho .

6. Leve sua prancha de surf , lá tem onda.

7. Se for de ônibus , vá até Parati e de lá pegue uma van para Trindade.

8.Rolam algumas duras nos feriados. Tanto na ida como na volta...

9. Qualquer carro consegue passar a ladeira do Deus-me-livre , pois os piores trechos foram asfaltados.

10. Na Praia dos Pelados só tem macho com a trosoba balançando , por isso descarte a possibilidade de ver alguma gatinha pelada. 

11. Apesar de Trindade não ter telefone , existem restaurantes com pfs , bares que vendem cerveja , quiosques em frente à praia , padarias e pousadas . Pode deixar que você não vai ficar refém do seu Miojo.

12."Pô cara, cê foi em Trindade e ñ foi na Praia do Sono. Ela fica depois do Condomínio Laranjeiras, é só deixar o carro numa cidadezinha perto e pegar uma trilha. Vale a pena conhecer, lá é lindo, são 4 praias, tem cachoeira. É só camping." dica de Rafael Gonçalves Barboza

13."Quem for a Trindade não pode perder a oportunidade de ir até a Cabeça do Índio ,é seguindo na trilha do cachadaço,(+ou- 40 min.) depende do ritmo da caminhada. Lá de cima vc`s vão ver todas as praias e a Vila de Trindade." dica de Anderson Fernandes

14."Para ir à praia do Sono vá até a portaria do Cond. Laranjeiras e diga que vai na casa do Tio Roque ,um senhor de idade que faz de seu quintal um estacionamento,deixe o carro lá e siga a trilha.(cuidado as placas indicando "Praia do Sono" que tem na estrada que vai até a portaria é roubada, pois não dão em lugar nenhum e é só para desencorajar)."  dica de Anderson Fernandes

15."Quem vai a Trindade tem que conhecer a Cachoeira da Pedra Que Engole... É uma cachoeira que fica a uns 25min de caminhada do centro. O lance é o seguinte, tem uma pedra enorme no meio da cachoeira e a água que passa ao lado, esconde um buraco que leva pra debaixo da pedra. Vc escorrega como se estivesse sendo engolido pela pedra. Em baixo da pedra a água bate na cintura e vc vê a saída logo a frente... Tem gente que entra em pé e outros que se arriscam a entrar de cabeça... Ah! já vi gente ser cuspida tb..." dica de Fábio Rúbio

16."Se vc seguir até o final da praia dos ranchos (no sentido dos bares)existe uma trilha que vai sair na praia das conchas, muito pequena, que alias não se parece com uma praia, mas é muito lindo e deserto também." dica de Evandro Trentin

17."Alô brother..., queria te dar um toque quanto a trindade... a parada e que com a expansão das linhas dos celulares ate trindade já pega... tudo bem q não e fácil... existem alguns lugarzinhos como em frente a uma pousada na passagem da vila para praia do meio... enfim, coloque na pagina que o celular já pode ser utilizado..." dica de Emilio Rj Teresópolis!

18." Não vá de carro a praia brava, é que vc tem que deixar o carro na beira da estrada e seguir a trilha a pé. Pega uma carona, ou sobe a pé (não é longe). Porque no carnaval nós fomos de carro e arrombaram o carro, levando alguns pertences, teve carro que foi quebrado o vidro. Isso é neguinho que vai pra lá só pra aproveitar dos outros. Ah!!! Não conte com os policiais eles não te ajudam em nada nesse aspecto. Mesmo assim  vale a pena conhecer TRINDADE." dica de Daniele/Juiz de Fora-MG

19."Contra mosquitos e borrachudos...Duas semanas antes do acampamento, tome muito complexo B, todos dias. Dois dias antes, tomar em dose dupla. O metabolismo forçado gera um repelente natural em nossa pele." dica de Gilson Teixeira Cornelio 

20."Já vou a Trindade desde 1993, lá é um lugar fenomenal. Porque é uma cidade que reúne tudo o que uma pessoa que quer se divertir procura. Tais como: praias com ondas (várias por sinal), cachoeiras maneiríssimas, bares super-maneiros e inclusive uma night de dar inveja a muita cidade grande, tendo shows ao vivo na praia dos mais variados estilos musicais. È uma cidade que rola muito camping, ou seja, paz total!Além de tudo isso há também muitas gatinhas de bobeira. É uma viagem que ninguém esquece. O Ano Novo lá é um dos melhores do Brasil." dica de Darcio Caetano

21."Aí moçada: Trindade é especial! O visual é maravilhosos e as vibrações superpositivas. Aproveitem para hamonizar as energias com o universo fazendo um ioga ou meditação, vale a pena... O camping da Associação dos Moradores é muito bacana e baratinho: R$5,00 a diária por pessoa (janeiro). Só a água que é um "pouco" gelada mas é só entrar no clima e beleza! Outra dica é experimentar o Chocoloco - bebida com gosto de pão-de-mel e a Larica-gelada feita de frutas naturais."Se não gostar, não paga!!!" Larissa Leme (Marília-SP)

22."Caso você vá a um local onde há muito borrachudo e pernilongo e não teve tempo de tomar o complexo B, você pode apelar para uma medida mais drástica. Tomar uma injeção de B12. Tome a injeção 48 horas antes de pisar no "campo minado"... você estará protegido por aproximadamente uma semana (depende do organismo).Mesmo depois de tomar a injeção você pode atacar de complexo B também... Isso dá certo porque o organismo expulsa todo excesso de vitamina na urina e no suor... ou seja... você fica "fedendo" B12 e os pernilongos não gostam nadinha do cheiro... urght deve tá estragadinho !... Sendo assim você deve tomar mais comprimidos do que o recomendado na bula para criar uma "overdose" de vitamina (eu tomo 2 comprimidos por dia, 57Kgr).Cuidado ao comprar o complexo B... alguns NÃO possuem B12 em sua composição e é só ela que interessa...."dica de Paulo Costamilan

23."Aí galera, evitem ir de carro pra praia brava, principalmente se sua porta for de pino. Os caras abrem seu carro sem arrombar nem quebrar nada e ainda conseguem abrir a mala para roubar o pneu. Eles fazem a limpa nos carros estacionados. Se vc tiver um palio ou algum carro que não tenha pino, talvez seja mais difícil ser roubado, mas nada impede que eles quebrem o seu vidro. Apesar disto tudo, não deixem de conhecer a praia brava que é uma mini baía paradisíaca." dica de Rodrigo Filizzola

24."Fui para Trindade no ultimo feriado e tava na moral. Já tem telefone fixo e o celular pega tranqüilo, tanto da Telefônica como da Atl. Existem várias antenas de celular em trindade agora. Além das praias que são lindas e rolam algumas ondas, tem o Reggae que rola na praia do Meio a partir das 22:00. Valeu e Preservem Trindade. Abraços" dica de Fabiano "Bilu" Rio de Janeiro

25."Fui para trindade seis vezes e não conseguir enjoar ainda. Lá é maravilhoso, quem for lá não deixe de conhecer a pedra que engole que é um lugar maravilhoso mas cuidado com uma cobra que tem no começo da trilha.Ela é mansa, mas se sentir ameaçada ela morde, e a balada a noite na praia do meio é a melhor só reggae e na praia do rancho também é ótima onde rola um forro."dica de William São Paulo

26."Galera,trindade é tudo de bom....acabo de ter as melhores férias da minha vida......é um lugar mágico,me senti em paz,livre...lá todo mundo faz o q dá na cabeça,não tem nada igual.as praias são lindas,a balada é forte,as pessoas são muiiiito gente boa, enfim,é cheia de vibrações positivas.....valeu muito a pena........a única parada desagradável é ter q voltar....q saudades!!!!!!!bjo"dica de  Débora-SP

27"Em Trindade rola uma lenda, onde dizem que existe uma cachoeira onde só os adultos que moram na vila sabem onde fica e isso vai passando de pai para filho e eles não contam de jeito nenhum." dica de Sergio

28."Para a galera que vai surfar, vale a pena conhecer a Praia de Antigos. É a primeira praia depois da Praia do Sono (entrando pelo condomínio de Laranjeiras, no alto da colina que vai dar em Trindade). O acesso é um trilha no final da praia e tem também um poção um pouco escondido no meio da praia para a galera tomar um banho de água doce depois do surfe! PS: Mas só rola quando o mar está grande!"dica de Marcos Gurgel - RJ

29."A minha dica é evitar feriados e pegar um final de semana normal. É só chegar em Trindade, deixar seu carro na pousada e começar a aventura. Recomendo o cachadaço, e também explorá-lo ao máximo, porque existem algumas fendas de beleza incrível e encontrará até uma pequena cachoeira. Também vale ir na Pedra que engole e muitas pessoas não sabem mas tem uma cachoeira enorme seguindo a trilha acima da Pedra que engole, tome cuidado pois´é um pouco perigoso. A noite vale a pena dar um pulo em Parati!! Assinado uma fã de Trindade"dica de Katherine D. Suzmeyan (Kathy Marrone) SP

30."Trindade é um dos lugares mais exóticos que já conheci... De um lado a Praia do Meio, entrando na mata uns 25 minutos de trilha fácil, vc passa por vários riachos e chega na cachoeira da Pedra que engole. Que é maneiríssima. Tem muito mosquito e celular não pega - o que por sinal é melhor ainda, pois acampar num lugar maravilhoso como Trindade e alguém que não foi, ficar te perturbando para voltar,ia ser um saco... Tem também a Praia Brava que até rolam umas ondinhas e depois a trilha para o Caixad'aço que é muito estilo! É fundo, mas vc nada à vontade porque as pedras impedem as ondas de chegar.  A praia do Rancho também é muito linda e é onde rolam vários forrózinhos à noite. Fui no reveillon, porém acho que seria muito mais proveitoso conhecer o lugar em uma época mais tranqüila. Bjinho," dica de Aline Araújo - RJ.

31."Galera, que lugar maravilhoso!!!! aquele lugar é um sonho, tirando os burrachudos... adorei fiquei sete dias acampada com meu namorado e adoramos esse lugar! vale a pena viajar 'a dois.... é ótimo para casais....e não esqueça de conhecer a praia do sono lá é muito mágico e romântico também... BEIJOS" dica de JUSCIMARY/ BH

32."Trindade e encanto e magia. Um paraíso que nunca vai existir igual ,Cachoeiras, pedra que engole, praia do meio, cepilho, Sono, tudo...Tudo agora parece mais moderno e turístico ., mas as estrelas e a beleza  sempre vao existir. Frequentava este lugar a anos e anos atras atraz........Por favor cuidem deste paraíso ecológico. Hoje estou na Califórnia, mas com a maior saudade dos paraisos que so o Brasil tem......." dica de  Cleyce Bertoloti 

33."Fui pela primeira vez nesse Ano Novo e amei. Já quero voltar no carnaval.Mas quanto aos tels. O orelhão é quase impossível pq as filas são enormes, mas o celular da operadora vivo (Pega bem), Oi (Nao pega), quanto as outras operadoras eu não sei."dica de Irini Godoy Koumelis

34"Ai, galera sabemos que Trindade é paz, mas cuidado com seus bens.Por experiência própria minha e do meu namorado , não deixe dinheiro em barraca ou máquinas fotográficas, filmadoras ... é isso meu!!!!! dica de Irini Godoy Koumelis

35."Policiais em Trindade? Tem tempo que eu não vou então, porque da última vez não tinham nem sinal de autoridade no lugar. O máximo que rolava era um fiscal do camping.. hehehehe O que vou dizer não é exatamente uma dica... é mais um pedido. Quem for pra Trindade, por favor, RESPEITE O LOCAL. Aquilo é perfeito demais pra ser poluído e habitado descontroladamente.... deixa os pescadores tomando conta do lugar e vamos só aproveitar, feito gente, de vez em quando. "dica de Rodrigo Rebel

36."Fomos a Trindade e, janeiro e ficamos 1 semana, no Camping Guaimum onde a diária era bem barata e o local bem seguro com muros, portão e até um cachorro bem simpático chamado "Trovão". As praias são lindas, o povo super simples e cheio de alto astral, lá e um lugar pra ir voltar sempre. O Prato Feito (PF) sai por cerca de R$ 6,00 e uma água de côco R$ 1,50, preços muito bom pra um litoral. Tem até camarão no espeto por um R$ 1,00 com água de côco e uma beleza. Vale lembrar que é necessário levar repelente e protetor solar, senão fica feio,rs. Ah, se vc gosta de reggae ótimo se não leve um walkman, só rola reggae lá." dica de Adriano e Cássia - SP

37."Fui p/ trindade agora dia 22 e fiquei uma semana! Sensacional, sem palavras para descrever o local, só uma: PARAÍSO! só que o negócio é o seguinte, tem que cuidar para que continue sempre assim, então a galera que for pra lá faz favor de ter a consciência que uma bituca de cigarro a mais JÁ É MUITO LIXO! e LIXO É NO LIXO. o lugar não é limpo à tôa, o pessoal q vive lá limpa fazendo mutirões, mas se a galera exagera em não colaborar aí não tem mutirão que resolva! Se você é brasileiro preserve seu maior patrimônio, a própria NATUREZA!" dica de Mateus Aquino, Ribeirão Preto SP

38."O maneiro de Trindade e a Pedra que Engole, muito maneira, vc desce por baixo de uma pedra e sai do outro lado do riozinho, muito louco..."dica de Jaqueline Novais/ SP

39." Trindade é o Paraíso na Terra, um dos lugares que eu mais gosto de estar. Mas nesse ano novo eu fiquei meio bolada com a galera torta que estava no local. Gente Trindade é para PAZ, não para arrumar briga. Vamos lutar para o clima do lugar permanecer!!! Já basta o povo vazio das grandes cidades!!" dica de Julia

40."Uma das coisas mais maneiras é o cachadaço que quando a maré esta alta ele fica cheio ,e parece piscinas naturais, e inúmeros peixinhos de varias cores e tipo ficam nadando em sua volta é uma grande atração turística ! é meu lugar preferido galera é tudo de bom!" dica de Karina Martins Ameicana /SP

41."Na trilha do cachadaço, logo após o bar do cachadaço que fica no meio da montanha próximo ao mirante depois da bica, existe uma bifurcação; a esquerda você vai para a piscina e a direita para uma caverna muito louca. Depois de andar um bom pedaço, você chega em uma caverna que a tempos atrás era usada como casa de farinha conheci um cara que morou lá um mês. Era um doido lógico. Se você não entrar na caverna e seguir em frente você vai sair num terreno onde morava uma família que foi expulsa pela companhia. A casa não existe mais, mas no terreno ainda tem alguns pés de frutas (goiaba, pitanga, amora) e pés de limão. Se você não entrar na caverna e virar a direita você vai sair no cachadaço na parte de trás, pra ir até a piscina tem que nadar um pedacinho."dica de José Roberto Donato/SBC

42." Vale a pena beber a Gabriela, que é composta de Cachaça. cravo e canela" "Outra imperdível, é a pf da Tia Judith que vem com salada e o peixe é o posta de Cavala pescada sempre na madrugada anterior. O arroz e o feijão é a vontade" "Celular da Oi já pega!, mas da padaria para dentro" "Os caiçaras dizem que existe um navio no fundo da bacia do cachadaço até a praia do meio" "Se vcs forem ´procurem o Magrão para assinar o abaixo-assinado pedindo quebra-molas na rua principal. A galera tá andando muito rápido por alí" "Como forma de amor a natureza, procure saber se o camping ou pousada que vc ficar tem fossa ou se joga o esgoto in natura no rio. Vale lembrar que este rio é o que agente tem que atravessar para ir para a trilha do cachadaço. Não rola, poluir"
" De noite, passe o pé bem rápido na areia molhada, ela fica fluorescente" "Quanto mais madruga, mais estrelas cadentes..." dicas de Andréa Figueira - RJ

43." Se você for para Trindade não se esqueça: Preserve a natureza, Trindade é muito perfeita para o homem destruí-la. Respeite os locais. Eles são os responsáveis por todo aquele ambiente
agradável. Entre no clima, curta um Reggae ou um Forrozinho. Se ligue no Camping do Sussego, onde o Iaia e Seu João são os donos. E é um dos melhores Campings do Vilarejo. Esqueça do stress da cidade, curta os luais da praia do Meio, regados ao som do melhor do Reggae. Reme, drope, cave e entube umas, no Cepilho. Vá a Trindade no Reveilon, você não vai se arrepender. Entre no clima novamente, evite queimadas." dica de  Jader Gonçalves Cruz ( São José dos Campos)

44."Trindade é show de bola sempre, mas cuidado com as pousadas, não se hospede na pousada do cambucá, vi as fotos pela internet e até que parecia legal, na hora que cheguei tomei um susto, paguei por quarto com TV e a tv não funcionou, o chuveiro que falaram que era quente, ora era quente ora era frio, o quarto cheirava a mofo, o box do banheiro não fechava, o café da manhã até que dava pro gasto, mas pelo preço deveria ser melhor, fora a limpeza que era péssima, tinha até teia de aranha e a noite recebi a visita de uma "cucaracha", fora isso ainda tinha o atendimento que deixou muito a desejar, em uma cidade turística acho que hospitalidade é tudo." dica de Silmara Fernandes Moreira

45."Quem for a trindade não pode deixar de experimentar a saborosa comida japonesa do Restaurante da Cacau, feito pelo Pollako e sua esposa Missami, e tb experimente a batida de Coco que é muito boa. O bar FAROFA CAIÇARA é maneiríssimo, va ate lá e pergunte pelo Marquinho, muito jóia e a porção de isca de peixe dele é muito gostosa. Não deixe de ir na pedra que engole, quando vc for engolido vai sentir que nasceu novamente HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.AVISO AOS PORCÃO.......FICA EM CASA, NÃO VAI JOGAR LIXO LA NA TRINDADE NÃO.......VAI JOGAR NA SUA CASA, POIS ASSIM SUA MÃE CATA." dica de Stony Fsh

46."A palavra Trindade significa a união de três coisas, e para mim a região de Trindade significa a junção da natureza e da paz formando um ambiente de amor à vida. Amor este, que reencontrei por lá depois de te-lo perdido por mais de 10 anos. Por favor nunca destruam este lugar." dica de Fernando Roland

47."Trindade ou melhor o paraíso, pois é assim que deveria chamar Trindade o paraíso. Passei esse último reveillon em Trindade, e não consigo imaginar, outro lugar para ficar agora, pois Trindade é completa além do lugar ser um dos mais bonitos do planeta com suas praias paradisíacas, a mulherada não deixa á desejar pois lá tem muita mulher gata. Só quem não curti uma balada é melhor nem ir para lá pois Trindade ninguém dorme, mesmo, mais quem quer dormir que fique em casa. Aqui vai uma dica se for acampar, sempre leve um cadeado para fechar sua barraca, pois até no paraíso tem pilantras. Tomara que não caia nem um pingo de água já que no reveillon passado caiu muita água mesmo. Mais com ou sem chuva Trindade sempre será um pedaço do paraíso ou melhor o paraíso inteiro." dica de Robson Martins São Paulo SP.

48."Nunca esqueço quando tive a maravilhosa idéia de ir passar o fim de ano em trindade.... Foi muito engraçado a galerinha do busão, era muito chata e o pessoal que estava comigo eram em pequeno numero, a viagem em si foi muito divertida e engraçadissima.. Quando cheguei me senti meio envergonhada, mas depois de algumas horas achei que já era moradora ... Enfim conheci, amigos que jamais teria tanta consideração zoamos juntos até hoje e preparamos varias baladas não só em são paulo, mas em outro lugares que futuramente precisassemos ir, foi fortunoso os inúmeros de amigos que conquistei e amores perdidos também.... Voltei no carnaval e pirei e conquistei mais conhecidos de amigos e de fulanos e sicranos e assim vai... (risos)Bom a ultima vez que voltei em trinda foi no feriado de novembro , fui com a galera do abc, na excursão do Marcelinho foi irado e me diverti muito... Foi na pegada do urso esse rolê.... Bom como diz o meu brohter e tik- pans...enfim trindade não é so paradisiaco, mas como também romântico, e amigável....Quero que esses meus amigos saibam que depois que os conheci ai que zoei muito, muito, mesmo.... Mas a diferença que agora eu tenho um verdadeira e ótima companhia...beijos p/ todos... " dica de Juliana -vila prudente.são paulo- sp

 

49."Puxa, quando vi as outras declarações fiquei emocionada!Vou a Trindade desde o reveillon de 98, claro que vi uma grande transformação no local, asfalto no Deus me livre, brigas, roubos, as coisas ficando mais caras, telefone, lojinhas, estacionamento e até busão; mas na verdade a essência da BELA TRINDADE continua lá, sua energia mágica que nos faz perceber realmente o que somos porém, muita gente não percebe esta energia mas este lugar é muito mágico e as vivências são únicas. Todo ano tenho o costume de ir para Trindade no reveillon, é claro que anda muito cheio e após meados de janeiro fica mais legal mas é lindo olhar aquele céu estrelado e aquele mar que nunca vi igual.( Apesar de eu ter pego acho que um só Reveillon sem chuva)Esta não é só uma declaração mas também um agradecimento aos meu velhos amigos de Trindade: Jau, Marcinho, Grillo, Green, Dna Graça, Monica, Carioca, Netinho entre outros que compartilharam comigo momentos maravilhosos nestes 7 anos!!!" dica de Cibele Del Sasso

50."Ola pessoas! Antes de viajar p Trindade li as dicas e muitas foram importantes, como tomar a vitamina B12, tomei a injetável 48 horas antes de ir p o paraíso!!! Posso garantir que os muuuitos mosquitos borrachões e mutucas não chegaram perto! Outra dica boa, foi a que apesar do lugar ser sossegado o melhor mesmo eh garantir da minha amiga levaram uma câmera digital! Alem disso conhecer tudo vale a pena, caixadaco, praia do sono, antigos,pedra que engole as cachoeiras e trilhas são lindas! Vc anda bastante, e muitas vezes no sol quente, melhor levar boné e não esquecer do protetor! Tem uma agencia de turismo do Waldir ( muito gente boa ) que leva p Parati num passeio de escuna, custa pouco, mas vale muito, vc nada entre peixinhos, corais, estrelas Ah! Leve snorkel ou só uma mascara pra ver debaixo d'agua. O passeio de carroça de Parati também eh uma delicia, custa so R$ 5,00.
Voltando p Trindade, vc acaba achando lugar p ficar, são campings, pousadas, casas enfim, mas acabamos ficando em três lugares diferentes por que nao havia vaga para os 10 dias que passamos por lá! Melhor reservar antes! Alias, o restaurante do Gu, Mare mansa ( fala Tarcisio!!! ), tem a melhor caldeirada que eu já comi na vida!!! Muito boa!!! A pizza do Magrao ( figura!!! ) da pousada Neanderthal ( o melhor café da manha!!!) não fica pra traz!!!Para quem curte surf vale a pena! O Tulio da pousada Araribe ( gente boa! marido da Bela), pode te passar dicas legais, o cara eh fera!!!Bom agora to morrendo de saudade daquele lugar!!! Queria ir p o reagge ou para o forro, ou dar uma volta na feira hippie, ou simplesmente sentar a noite na beira do mar!!! E M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!!!" dica de Denise Santos

51."Conheço essa praia há mais de vinte anos, mas faz tempo que não vou até lá. Na minha opinião, lá estão as praias mais bonitas do Sudeste. Fiquei sabendo por uma amiga que passou uns dias neste mês (01/05) - que foi criada uma ONG para zelar pelo local,  onde já existe, inclusive uma APA - Area de Preservação Ambiental. Vale a pena conhecer." dica de Rubens Carvalho - Americana/SP

52."Quem vai a Trindade não pode deixar de ir até a piscina do cachadaço, acesso por uma trilha ou de barco, é maravilhoso,eu e minha esposa encontramos em Trindade a combinação de paz, diversão e harmônia, ajude a preservar esse santuário!!! dica de Larissa e Cleiton Martins

53."Ei,gente, Trindade é um verdadeiro paraíso,ou pelo menos era,conheço Trindade desde 1989,hoje tenho 48 anos e fui prá lá pelo menos umas trinta vezes, acreditem vale a pena, principalmente agora q Deus me livre tá asfaltada, ná época era uma dureze, tinha q pedir pro tiozinho do jeep puxar nosso fusquina , era enfim um baratão."dica de ariovaldo osti

54."fala galera. trindeda realmente é nota10 além das praias e tudo que o lugar proporciona tbém existe ali uma igreja que qualquer pessoa pode entrar e ouvir DEUS falar com vc ,vale a pena ,aproveite o lugar e saiba que JEsus te ama ........dica de  artur

55."fui a trindade tres vezes não tem lugar melhor,não deixe de conhecer o caixa dasso o lugar mágico cheio de pedras grandes dar para mergulhar e trilha que leva au começo da cachoeira poços foram para la e muito loco."dica de fernando de osasco

56."Ai Galera!!! Uma dica para você chegar com segurança em Trindade é descer suavemente, com calma, poupando os freios e sempre mantenha uma distância de segurança em relação ao carro da frente tanto na descida quanto na descida! E aproveitem e preservem esse paraíso chamado TRINDADE!"dica de Marcelo Pacheco

57."O lugar é lindo mesmo!!! mas tem tanta coisa para conhecer que uma semana é pouca!!! conheça a praia do sono, é maravilhosa!!!!
A comida da vila é ótima!!!! e também de um pulo no centro histórico de Paraty, só não recomendo a pous. bj. flor, não gostei dos quartos e o café da manhã deixou muito a desejar..."dica de Sheila


58."Fui em trindade em 1990,e conheci um amigo que foi para là ate chorei quando ele falou estarei là em breve,por favor continue preservando,no meu tempo o pessoal era firmeza . catarina miquilino

59."Oi pessoal, fui no carnaval para trindade foi a primeira vez.....inesquecível.....nunca vou esquecer..... na praia do meio tem o quiosque do argentino bem no cantinho da praia que e o maximo rola música ao vivo dia e noite bomba de gente legal.... beijo"- dica de Lisangela Fátima Silva SP

60."Galera cuidado com a PM, tomamos uma dura foda na praia do meio as 1:30hs da manhã no feriado do dia 15/11. A polícia vai pra lá e fica de bobeira para ganhar uma grana." dica de André Carica

61."Eu só gostaria de saber uma coisa??? E os moradores? O que acham disso, vendo a degradação do ambiente em que eles vivem. Eles tem toda autonomia de cobrar o respeito e a preservação de Trindade. Tempos atrás, eles cobravam pedágio de R$ 1,00 (Não sei se ainda cobram...) p/ pessoa alegando que era p/ a preservação...Que preservação é essa que a cada final de semana que passa encontra-se a degradação e mais lixos espalhados! Ps. Eu estive lá este final de semana e realmente a situação é muito triste...além de não ter vaga em lugar nenhum, no domingo desceu + ou - 4 micro ônibus de turismo de Paraty (A farofada em peso) sem contar vários carros do Rio de janeiro e região.....a cada mês constroem uma pousada nova e várias casas tb estão sendo construídas....Pelo que pude entender os moradores de lá estão visando somente em obter seus lucros e não no grande patrimônio que é Trindade...." dica de Cinthia

62."Aí rapaziada, eu conheço a Trindade desde 1993 ou 94 e só estou enviando este e-mail porque sei que vai ser lido.Gostaria de dizer que quando fui pela primeira vez, fiquei chapado com a beleza natural do lugar e imaginei que não haveria um pico mais lôco que este.Antigamente havia uma placa no começo da trilha que leva ao Cachadaço que dizia o seguinte: "Não deixe nada, a não ser rastros." "Não tire nada, a não ser fotos." "Não mate nada, a não ser o tempo." "E não leve nada, a não ser LEMBRANÇAS." PRESERVE TRINDADE!!!!! Abraços" dica de Rafael Carvalho Castilho SP

63."Fui pra acampar em trindade com a gata... queríamos economizar Mas chegamos lá e encontramos pousadas muito boas a preços bem acessíveis dividindo a diária sairia quase o mesmo preço do camping, com direito a ventilador, banho quente, estacionamento, café da manha, serviço de quarto, etc...." dica de Marcos Gurgel - RJ

64.""Trindade foi o lugar mais bonito que já fui em toda minha vida , o lugar mais mágico ... A noite dá para ver varias estrelas cadentes ... e dançar muito forró !!! O melhor camping é um que fica na praia do meio , só que tem muito carrapicho !!! Quem vai em Trindade tem que ir na pedra que engole é demais vc sai de lá purificada , tem uma lenda que diz que quem passa por ela a vida vira 180 graus Para jantar vá no restaurante "loucos e malucos" o pessoal é muito gente fina !! O banho é gelado então tome banho de cachoeira !!! rs Aproveite ao Maximo Trindade pois depois dessa "viagem" vc com certeza ira voltar diferente 
Ninguém dorme mesmo, 1ª dica chegando lá tirem os relógios e só olhem p/ eles novamente a hora de ir embora !! 2ª - Vá na pedra que engole Localizada na Cachoeira dos Codós em Trindade, de fácil acesso por trilha, de apenas 15 min. de caminhada. Este local tem este nome, porque por trás desta queda d'água, que você vê na foto, a pedra é oca. Você atravessa a água deitado e escorrega para uma piscina dentro da pedra, saindo pelo outro lado. A lenda diz que quando atravessamos esta pedra nossa vida vira 180 graus. 3ª - Acampar é a melhor pedida , fique no camping da praia do meio , não fique na vila se aprofunde mais que é melhor 4ª - Celular na pega , aproveite e se desligue do mundo real 5ª - A Praia do Cepilho, é a preferida dos surfistas. Uma pequena praia de ondas fortes, com um belíssimo visual e um agradável bar. Atravessando um pequeno riacho, (não se preocupe, o chão é de pedra) a estrada continua terminando na Vila. Praia de Fora ou Praia dos Ranchos é a praia que você verá a seguir, chamada assim por possuir vários bares, com muita animação e boa comida. Saindo da praia por de trás dos bares, existe um caminho que levará até a Praia do Meio, esta pequena praia de águas cristalinas é um verdadeiro paraíso. A praia que você poderá ver ao lado é a Praia do Cachadaço que tem acesso por trilha ou barco, que levará você até a piscina natural do cachadaço, protegida por enormes pedras.Neste lugar é possível ver peixinhos coloridos e mergulhar. Não deixe de ir até a cachoeira dos Codós e tomar um refrescante banho. 6ª - Compre muitos adesivos pois a viagem vai marcar muito e vc vai se arrepender de não ter comprado 7ª - Dance bastante , olhe muito para o céu que dá para ver varias estrelas cadentes .acho que é só. " dica de PaulA

65.""Conheci Trindade no Reveillon . SEm saber direito onde ficava este lugar.... chegando pelo morro do Deus me livre, senti que iria gostar... muito verde e as visões de pedaços do mar, indicavam que o encantamento estava próximo... E realmente estava, a vila é muito legal, rústica, mas charmosa... o mar, a mata muito próxima, as cachoeiras tudo em Trindade eh paz. Cabe destacar, que a galera que frequenta o lugar também éh dez. Ah, quem for ao Caxadaço e for um pouco " marcha lenta" pra encarar trilhas, fique tranquilo, tem uns barquinhos q trazem a galera de volta (p/ os muito preguiçosos dah pra ir e voltar assim).
Vamos voltar, com cerrrteza!!!!!"Dica de Clarice - Juiz de Fora.

66."Oi galera que curte liberdade". Foi assim que me senti quando cheguei em Trindade, o lugar mais bonito que já conheci. Em 1997 indo conhecer o Rio de Janeiro, parei em Parati para almoçar, perguntei ao garçom que praia era a mais frequentada da região (Trindade). Porém quando desci a Serra eu e minha namorada que hoje é minha esposa ficamos com medo e ao mesmo tempo admirados pela beleza e o perigo da descida, mas logo percibi que tinha compensado. No primeiro momento que pisamos na areia ouvi um rapaz se contorcendo de dor deitado num rede, ele havia pisado num Ouriço e seu amigo estava tentando retirar os espinhos. Então pessoal vai aqui uma dica. Lá possui bastante Ouriço cuidado ao caminhar sobre as pedras próximas a rebentação, pois elas são as preferidas do Ouriço. Valeuuuuuuu!!!!!!!"dica de Adenilson Alves Costa / Goiânia - go

67."Trindade é o lugar certo para quem procura aventura e muita descontração. Na praia do meio tem uma pedra enorme que divide a praia. Subindo até ela é possível ter uma visão maravilhosa das praias e das ondas batendo nas rochas.Costumo dizer aos meus amigo que ninguém pode viver e morrer sem conhecer o céu estrelado de Trindade. E é a mais pura verdade." dica de Vânia Cristina Freire

68." Faz pouco tempo que vou para Trindade, mas quem viaja até lá, não perde seu tempo. São muitas praias para se conhecer e várias trilhas e cachoeiras... Parece um paraíso, a vila é cercada de natureza por todos os lados de dia você curte essa beleza natural e de noite as baladas são muito alegres e você acaba conhecendo muitas pessoas legais. É um lugar encantador e se você cuidar do meio ambiente e respeitar os nativos será sempre bem vindo (a)" dica de Quel - SP

69."Não conheço lugar mais maravilhoso que lá..., as praias, cachoeiras, as pessoas, o céu, tudo lá encanta, vale a pena conhecer com certeza, todos te recebem muito bem e o clima da noite é perfeito..ninguém dorme!!! dica de Pokoteimporta

70."Alô brother..., queria te dar um toque quanto a trindade... a parada e que com a expansão das linhas dos celulares ate trindade já pega... tudo bem q não e fácil... existem alguns lugarzinhos como em frente a uma pousada na passagem da vila para praia do meio...
enfim, coloque na pagina que o celular já pode ser utilizado..." dica de Emilio Rj Teresópolis!

71."Quando forem em Trindade não deixem de experimentar os bolos da região, quando se está na larica não tem coisa melhor, tem chocolate, banana, abacaxi, e outros e são super baratos, e curtam os luais que rolam nas praias, são muito maneiros, sem contar com o céu que é lindo demais!!" dica de Raquel (RJ)

72."Tenho 22 anos e desde os 14 eu vou para Trindade. Conheci muitos lugares legais, mas nenhum substituiu o meu amor por lá. Antigamente era bem mais primitivo, quase não tinha luz, bares, pousadas e nem se sonhava em asfalto lá. Concordo que lá é bom hoje em dia, mas o fácil acesso me preocupa bastante. Em 1997, trabalhei, na praia do meio ( Bar Vagalume ), como garçonete; um serviço " muito ruim", o meu uniforme era um simples biquíni, o meu horário de almoço era sentada na pedra Filosofal (Praia do Meio) e conheci muita gente legal. Vi noites que jamais irei esquecer na minha vida, como a noite da lua clara (a lua ilumina toda Trindade) e a noite da lua negra (o céu todo estrelado e muito escuro). Eu sempre fui apaixonada por golfinhos e lá vocês irão ver bastante deles. O nascer e o por do sol também são inesquecíveis; sem contar o arco-irís que cobre o céu de ponta a ponta de Trindade. Um lugar muito místico onde você consegue se esquecer de todos os seus problemas. Hoje em dia estou um pouco triste com os recursos de lá, última vez que fui para lá, foi nesse carnaval e realmente só voltarei fora de temporada.Espero que tenham gostado do meu depoimento e isso é só um pouco que contei sobre o que eu sei de lá...Muitos beijos p/ todos!!!" dica de Eveline(SP)

73."OI, conheço Trindade desde 87, e realmente a vila era outra... Luz só de gerador, ganhava peixes dos pescadores, poucos campings, muita noite em fogueira e um violão amigo pra embalar.... O tempo foi passando, acompanhei as várias mudanças que se passaram por lá, mas certas coisas não mudaram: a beleza do local e a magia de se estar lá. Sempre disse que no dia em que eu visse o M amarelo do Mac Donalds por lá... me jogava do Deus-me-livre. Bem, o asfalto chegou....e já faz um tempo que não vou pra lá, talvez medo de ver que um lugar mágico p/ mim tenha sido desfigurado, assim como São Tomé das Letras (MG), tive um choque ao voltar pra lá depois de uns anos sem ir (eu estava fora do país). Mas de Trindade lembro-me perfeitamente da estradinha que liga a praia do meio a vila, à noite, com milhares de vaga-lumes a brilhar pelo caminho, como se estivesse andando entre as estrelas... Lembro da pedra Filosofal, e da plantação de jaca que eu e um amigo tentamos plantar no mar.... A melhor parte de Trindade é que tudo o que vc viva por lá, será mágico e ficará p/ sempre na lembrança, por mais besta que seja jogar caroço de jaca no mar, e ficar discutindo se vai ter um "jacal" ali depois de uns anos, ao ver uma jaca, logo penso na tal plantação imaginária que ficou por lá.... Só gostaria que as pessoas que vão p/ lá no oba-oba, cuidassem melhor de seu lixo, não usassem produtos químicos nas cachoeiras (ah, tem uma cachoeira bárbara na praia brava, tem que seguir o curso daquele riozinho que parece não ser de nada) , tentando assim preservar aquela beleza natural toda.... Amo Trindade, e é um lugar que deixei enterrado um pedaço do meu coração. Para mim, o meu Paraíso é lá." dica de Suzy, 29 anos

74."Todos que já foram a Trindade sabem que lá é o paraíso, não há lugar melhor, lindo e tranqüilo, já fui para lá 3 vezes e estarei passando o ano novo lá novamente, mas como muitos dizem o que preocupa por lá é a evolução.. dá última vez que fui, vi umas casa maiores sendo construídas e quebrando um pouco o clima de Trindade e o que mais me chocou foi ver as máquinas de fliperama em alguns bares, nessas três vezes que fui fiquei impressionado com as mudanças, mas lá continua sendo lindo, então um pedido a todos, vão para trindade sim, mas preservem o local que é lindo e gostaria de voltar lá e vê-lo lindo ainda muitas vezes, minha mãe fala "Vai pra lá novamente? Porque não vai conhecer outros lugares?" A resposta é simples, Trindade é F E N O M E N A L, e a ultima vez que fui, o pessoal de um bar lá da praia dos rancho estavam começando a fazer um CD de lá.... agora vou lá buscar... que nós ficávamos lá no bar cantando com os caras a musica VAGALUME deles, e é muito chique ." dica de Marcelo

75."Fomos para Trindade em julho, foi show porque não tinha muita gente consequentemente não tinha sujeira. Infelizmente não deu para conhecer todos os lugares, mas pelo pouco que conhecemos deu pra ver que o lugar é maravilhoso. A nossa dica é pro pessoal que for lá não sujar as praias e respeitar a natureza." dica de Aina, Carolina e Karen. Santos-SP

76."Fui à Trindade pela primeira vez há 9 anos atrás, e desde então nunca mais parei, tentando ir mais de uma vez por ano até lá. Obtive sucesso, tendo ido 13 vezes até hoje, sendo que algumas vezes consegui passar um tempinho razoável no local. Naquela época, não havia iluminação, não havia telefone, só os campings (sendo que o que a gente escolheu tinha um chuveiro frio bem no meio do camping, envolto por um saco plástico de lixo preto p/ disfarçar a galera pelada, era muito engraçado!) e alguns quartinhos que o pessoal da vila alugava. Tanto que a gente foi numa moçada, e uma das meninas avisava insistentemente que queria porque queria dormir numa pousada, e todo mundo só dava risada, pois isso seria o cúmulo naquela ocasião. O Deus me livre ainda era aquele que tínhamos que rezar mesmo, principalmente porque daquela vez eu fui com uma Brasília que era 1 ano mais velha do que eu. Bom, hoje em dia o padrão mudou, sendo que o asfalto chegou, a iluminação também, os telefones também...mas o lugar continua tendo a mesma magia de antigamente, e continua lindo. Tanto que é difícil explicar para alguém que ainda não foi como é lá. Não é só um lugar bonito, tem toda uma magia difícil de entender, mas maravilhosa de sentir. Magia essa talvez a responsável pelo meu casamento, pois comecei a namorar minha linda esposa lá. Enfim, só trago boas recordações. Mas gostaria de aproveitar para fazer um apelo para que as pessoas se conscientizassem de que isso tudo é uma coisa que, infelizmente, pode mudar, e nós somos os únicos que podemos impedir que isso aconteça. Cenas que presenciei, como pessoas tomando banho (com sabonete e shampoo) na cachoeira, ou latas e latas de cerveja no Cachadaço, ou ainda latas, camisinhas e cigarros na caverninha da praia do Meio à do Cachadaço, podem facilmente ser evitadas. Hoje temos uma infra-estrutura na ilha que, se soubermos usar, não fará mal ao local. Mas galera, conselho de amigo: Não há nada como acampar sob uma frondosa árvore, e logo pela manhã abrir a barraca e dar de cara com aquele mar espetacular! E, depois de uma boa caminhada pelas trilhas, nada que satisfaça tanto como um bom P.F. nos ranchos da vila ou da praia!" dica de André Guilger de Moraes - SP

77."Talvez a minha dica não seja parecida com as daquelas pessoas que costumam visitar este "site", pois sou uma pessoa que tem enorme apego às metrópoles. Um dia conheci Trindade e fiz apenas um "rolê" até o "Caixadaço". Fiquei maravilhado e tudo mais. Mas, o que me chamou a atenção em "Trinda", foi o ar, o clima, um negócio que a gente sente percorrer dentro da alma e que não possui explicação, uma sensação muito boa. Em Trindade você seria incapaz de deixar de sorrir por um segundo sequer. A felicidade e a harmonia tomam conta dos seres humanos. Há alguma energia ou vibração, desconhecida dos homens, que ali habita e que invade as pessoas que visitam a Praia de Trindade; algo que incomoda o bom senso e a razão. Inevitavelmente, se você for até lá algum dia, ainda que suas responsabilidades e seus compromissos indiquem que você não poderá ali retornar, você o fará!!!!! "Trinda é louca."dica de Rodrigo

78."...Outro dia fiz um poema falando de Trindade, mas vou escrever o final do poema para vocês:
em trindade sorrimos,sorrimos, de tudo de cada coisa, rimos à toa, ficamos
de bobeira, vc não precisa beber ou fumar,o próprio lugar te faz chapar. 
Não é uma praia comum, não sei explicar, mas sei que há um mistério escondido naquele lugar, que faz o povo sorrir e a natureza falar, que faz o povo viver sem se preocupar,com besteiras da vida que nos fazem pirar, lá esquecemos essas besteiras e ficamos de bobeira até o dia clarear! 
Quando o homem cala a natureza fala, e tente escutar, tente sentir, é a melhor sensação que já senti em toda minha vida, é uma energia maravilhosa...é a natureza que deus fez, então preserve porque é sagrada." dica de Chadia Kobeissi- trindadeira de coração

79."Realmente o lugar é ímpar, maravilhoso. Agrada gregos e troianos. De um lado o mar, que nos oferece até uma piscina natural onde podemos ver os peixes de várias espécies e do outro a montanha com cachoeiras. Agora vocês não podem deixar de conhecer a praia brava, A entrada é no morro do deus me livre, um pouco antes de chegar na vila. A praia é linda e menos movimentada, e ainda tem uma cachoeira lá perto, descendo a trilha pra praia tem uma hora que aparece um bifurcação, pra esquerda é a cachoeira e pra direita a praia.
Dica importante: Não vá de carro a praia brava, é que vc tem que deixar o carro na beira da estrada e seguir a trilha a pé. Pega uma carona, ou sobe a pé (não é longe). Porque no carnaval nós fomos de carro e arrombaram o carro, levando alguns pertences, teve carro que foi quebrado o vidro. Isso é neguinho que vai pra lá só pra aproveitar dos outros. Ah!!! Não conte com os policiais eles não te ajudam em nada nesse aspecto. Mesmo assim vale a pena conhecer TRINDADE." dica de Daniele/Juiz de Fora-MG

80."Conheci Trindade pela primeira vez em 1986 através de um grande amigo o "Indiao" nascido e criado em Trindade, e que logo depois se mudou para SJ Campos-SP.
Eu e outros amigos sempre escutava o Indiao dizer: " Vocês precisão conhecer Trindade... Então um belo dia decidimos ir a Trindade, uma galera de 5 pessoas.Chegando lá, fiquei quase sem fôlego subindo o morro "Deus me Livre", mas tudo bem. Fiquei entusiasmada em ver a beleza natural que é Trindade. A noite, acampamos na praia. Foi a noite mais maravilhosa que ja tive em toda a minha vida. Conhecemos pessoas de vários lugares, ficamos quase a noite inteira apreciando o Luar, ao lado da fogueira, e o violão. Foi a noite mais estrelada que ja vi em toda a minha vida.Logo de manha, amei respirar o ar puro, sentir o calor em meu corpo, e ver aquela beleza que só Trindade tem a oferecer. Visitamos of cachadaco, a praia do meio, a cachoeira, piscina natural, trilhas entre outros. Em 1986 Trindade ainda era um pouco desconhecida, mas os Trindadeiros já se manifestavam com a preocupação do meio ambiente.Como eles diziam " Enterrem o seu coco, cagão...." eles ate faziam passeatas com plaquinhas, e quando encontravam algo como "Fezes" perto da barraca de alguém, eles começavam a cantar e acordar todos os que estavam dormindo, e logo depois ali mesmo, enterravam a plaquinha dizendo" Preserve a natureza e enterre o seu coco, ou coloque em um plástico de lixo, não cague no mar... não use sabonete ou xampu, leve seu lixo contigo...cagão"  Era muito engraçado, ver aquilo. Mas hoje em dia não penso que era tão engraçado assim. Hoje creio que todos nos temos consciência do que fazemos, e se não preservarmos e cuidarmos do que eh nosso, o MAC DONALDS, não ira fazer por nos... Eh questão de amar a nossa própria terra, e conservar para a futura geração, para que eles também um dia possam contar e lembrar das boas memórias , a qual jamais esqueceremos... pois são infinitas....guardaremos conosco para sempre, lembranças que já não voltam e que sim permanecem em nosso peito.  Hoje moro na Califórnia, que não chega nem aos pés do Brazil, que possui essa natureza linda. Ajudem a preservar Trindade. Ame sua Terra.Um beijo bem grande ao TRINDADEIROS, QUE ME ENSINARAM A AMAR E VALORIZAR ESSA NATUREZA TÃO LINDA. dica de Gigi Sao Jose dos Campos- SP/ from Califórnia

81."O lugar nos feriados lota de ninguém e quem chega tarde não consegue espaço para acampar . Chegue sempre muito cedo e arme logo a barraca embaixo de uma arvore porque faz muito sol durante o dia. E cuidado com o que se for levar que atualmente os tiras estão dando dura na praia do meio e na vila." dica do Tocha.do Rio de Janeiro - RJ 

82."É o seguinte: tá stressado, doido com os engarrafamentos ou com toda a poluição das cidades grandes..... dá um pulo em Trindade. Sejamos sinceros: já foi melhor. Eu adorava quando não tinha asfalto (quem não gostava era o carro), a verdade é que já era uma p. aventura chegar e sair de lá (e quando chovia.....). Bem, se já não é mais a mesma Trindade de anos atrás, algumas coisas realmente não mudam: a beleza estonteante do lugar, os luais da Praia do Meio, o contato direto e irrestrito com a natureza e o astral Trindade de ser e de fazer as coisas. Vai lá e confira" dica de Augusto Stagi 

83."Oi galera! Já fui p/ Trindade algumas vezes e recomendo! Se vc quer um lugar para curtir vá p/ lá. Gente o lugar é muito style, é mágico. Já fui p/ muitos lugares, conheço muitas praias legais, ms Trinda chapa! Existem várias praias ao lado, por exemplo a do Cachadaço, a água é tão transparente que dá p/ ver os peixinhos pertinho de vc, é perfeito. Fui p/ praia do Sono tbm, lá é show, rola altos luais de noite, muita gente bonita, lá vc conhece gente p/ caramba! A noite vc vê muitas estrelas cadentes, um lugar ótimo p/ curtir um love! Só um detalhe, leve pouca bagagem pois a trilha é de + ou - 1h e 40m de caminhada. Ms vale a pena, curtam bastante!!! Ai dá até vontade de voltar p/ lá! Falou galera!!! dica de Angel 

84."Bom, quem for a Trindade deve ira ficar encantado com a beleza do lugar e a simplicidade das pessoas. Os moradores são super amistosos. A única coisa que ruim é que não existem orelhões e o celular não pega. Só existe um telefone na padaria mas a ligação é paga. De noite rola umas barraquinhas e vende umas coisas muito legais. E a melhor praia é a praia Brava que também tem uma cachoeira na trilha. Dica de Mônica - Rio do Janeiro 

85."Nossa gente, qualquer um, qualquer pessoa razoavelmente legal deveria ter uma Trindade por perto....que lugar divino...meus pais não entendem o porque desse meu tesão por lá, mas qualquer um mesmo, que passe por seja qual for a situação, e por acaso caia lá de para quedas, terá a certeza de que tudo é possivel. O lugar, as pessoas , a vila, as praias, até os cachorros....verdade, sinta-se em casa. É só não abusar né....lógico que existem os espertinhos, por isso o povo tem que ficam meio ligado, mas no geralzão, é tudo lindo....até quando chove, principalmente no ano novo, que manda os curiosos e sujões embora logo... Sempre que vou, procuro levar alguém novo, pra conhecer. Até hoje, ninguém reclamou. Até um amigo meu, que adora um shoping, fala de lá....imagine as outras pessoas....pelo menos isso, de bom, pude fazer por alguns....."dica de Renata - Jaú/SP

86."Trindade é lindo. Fui esperando achar um lugar bonito e encontrei o paraíso. Em um final de semana conheci tudo:Praia do Rancho, do Meio, Cachadaço e sua piscina natural, segui a trilha ao lado do rio que desemboca na praia do Meio(esta trilha leva a uma cachoeira e a pedra que engole(esta pedra você só a percebe se alguém lhe mostrar)), praia do Cepilho e praia Brava(na trilha que leva a ela há uma entrada a esquerda que sai em uma pequena e bela cachoeira). No final de semana que eu fui(01/09/01) estava céu azul e lua cheia. Não deixem de conhecer. Dicas importantes: 1)Tente ficar em uma pousada ou camping que de para ouvir o barulho do mar(é ótimo), 2) os PF´s de lá tem muita comida e são deliciosos, 3) Nunca pare o carro no acesso a praia Brava, pare-o na praia do Cepilho e vá a pé(porque arrombam os carros ali, ATENÇÃO: este é o único problema relacionado a violência e só ocorre ali, mas NÃO tenham medo de ir a praia brava e a sua cachoeira ). 4)Cuidado ao dirigir na Rio-Santos(não corram) 5) Vale a pena fazer as trilhas e de preferência descalço. E no mais é só agradecer a Deus por ter feito um lugar tão belo e com um povo tão simpático!!!(até os cachorros!) Agradeço se publicarem minha dica e parabéns pelo excelente site de vocês!!"dica de Alexandre Trzan Avila - RJ

87."Trindade para mim se resume em Alegria de Viver...Liberdade e muita Paz d Espírito....Nesse lugar Mágico e encantador só tem espaço para Tranquilidade... Toda às vezes que visitei nunca assisti a nenhuma briga....As pessoas se respeitam e levam tudo numa boa.... dica de "Nildinha" Resende - R.J

88."Conheci Trindade na passagem de ano 93/94, fui de ônibus e tive que andar muito a pé para chegar lá, mas quando cheguei viu um lugar diferente de todos que já tinha ido, parecia ser uma comunidade onde o baixo astral não entra e o mau humor não existe.Trindade é um lugar onde prevalece o respeito ao próximo e a natureza, você pode ir com a família tranqüilo sem se preocupar com a violência do dia adia. Lá não existe horário e a sensação de liberdade aflora na pele e na alma, é o lugar ideal para se levar a gatinha ou gatinho, depende de sua opção sexual, eu sempre levo a minha "Nildinha" que é minha companheira e adora meus passeios ecológicos.Estive lá em março e percebi que a comunidade está alerta contra a degradação da natureza e estão preservando o local com a implementação de vários projetos ecológicos.Parabéns Trindade por existir. Abraços."dica de Alexandre Alves da Cunha Barra Mansa - RJ

89."Vou muitas vezes para Trindade e sempre acampo no camping da Tia Célia. Lá o pico é legal, tem chuveiro quente, preço baixo e ela deixa todo mundo gritar "MARIA NINGUÉM DORME" a vontade. A dica na hora de pagar é dar R$10 na mão dela, virar as costas e se mandar sem dar muita confiança..."dica de Márcio

90."Put´s...Esse lugar é quebra banca. Conheci Trindade em meados de 1989/1990; tinha 15 anos. Nunca mais voltei, mas tenho uma saudade imensa desse paraíso.Eu me lembro que fomos em uma galera de + ou - 20 pessoas, e lá conhecemos o ilustríssimo Sr Zé Maravilha com seu querido cão Johny Boy.Será q alguém conheceu esse maluco de que morava em vários picos aí de Trindade? É, provavelmente se não fosse a "bebidinha" o Zé certamente estaria vivo(não sei se ele está vivo ou não), pq neste lugar a única coisa que vc tem q se preocupar é com a limpeza. Praias, Sol, Lua, Estrelas. Cachoeiras, Piscinas Naturais, Trilhas.... isso sim é q é o paraíso. P/ vc q está procurando o Paraíso, vai p/ Trindade.... Surfar... Dormir...Comer.."dica de Sergio Gregorio - 27 anos SP
Pô, se vcs vão para trindade, rola levar o carro (ou andar, ou pegar carona) at'e a portaria de laranjeiras e pega a trilha que da na cachoeirinha de l'a, tem uma fenda irada que da para descer e entrar embaixo das pedras, mas leve uma lanterna a prova de água pq ai da pra entrar bem fundo e 'e irado!!.. depois dessa fenda desce mais seguindo a água que vai dar numa mini cachoeira que serve super bem como um tobogã... desça escorregando na cachoeira, ou pela trilha, e vcs chegam na praia de laranjeiras, que cara, 'E LINDA!!!!.. vou lá todo fim de semana possível mesmo se num tiver ondas!... tem muita coisa pra fazer. se vc olhar pro mar ,, tipo sudeste ainda dentro da baia da pra ver uma ilhota de perdas, que na verdade são duas, e atrás disso tem a praia das bruxas (ou praia preta... ) e l'a tem uma trilha bem curtinha que d'a numa piscina natural MARAVILHOSA!!! e ta bem mais limpa que a do cachadaço.. o cachadaço era lindo antes, mas dá medo de ir agora pq ta todo fudido, cheio de mijo e p'a... 'e uma pena ver como o povo consegue destruir as coisas que lhes 'e dado...o sono, outra praia maravilhosa, compriiiida pra caralho, e no fim dela tem um riachinho.. cara, aquele lugar era lindo e super limpo, agora com todo o camping e tal fica todo sujo e a água poluída cheia de sabonete e p'a... d'a muita d'o, ninguém respeita... uma pena. Enfim, depois dessa praia tem o antigos e o antiguinhos.. dois picos bons para surfar, e sempre t'a quase totalmente isolado e tudo e todos... lindos, com um riachinho que da para subir e tal.. depois dessa praia tem a ponta negra, ocupada pelos pescadores locais... sempre ia l'a quando pequena, mas agora nem é tão indo, a mata foi devastada pelos pescadores locais e destruída por turistas... outra vez, uma pena. cara, tem muita coisa pra fazer por ali, e pra fala a verdade, comecei a escrever esse e-mail toda empolgada pra conta pra galera ir pra l'a e tal... mas meu, da dó só de pensar no que vai acontecer se todos começarem a ir s'o para se divertir e "desfrutar da natureza" sem se preocupar com o que eles vão tirar dela...  faças o que vc ache que for preciso com esse e-mail, mas tomara que quem le isso (ou trechos disso) tenha uma cabeça decente e cuide bem de onde vcs estiverem acampando...  beijinhos, e divirtam se... Vero."dica de VeRoNiKa...

91."É Isso aí pessoal, conheci Trindade em 1979, já faz tempo, aquilo era e é simplesmente uma maravilha, não tinha nada só os ranchos eram em torno de 5 ou seis de pescadores que serviam pf, hoje estou de boca aberta em ver Trindade ou seja fotos de Trindade, como cresceu espero que para os caiçaras esteja sendo bom,, na minha época existia uma briga com uma companhia que queria se instalar ou comprar tudo isto os caiçaras brigavam pela paz em Trindade, chegamos ir de canoa até a praia brava para roubar uma vaca da tal companhia para fazer churrasco para a moçada que aguardavam na praia, existem varias historias, me lembro do PELÉ um líder dos pescadores, cara muito gente boa de quem comprávamos peixe, o PELÉ era muito prestativo e brincalhão, me lembro do rancho do seu MANOEL, JANETE a caiçara mais bonita da época,VITOR com sua rural, corrente nos pneus para subir a DEUS ME LIVRE, comprar banana do seu TURIBIO,uma casinha no alto da montanha e uma enorme pedra na frente da casa com vista para o mar,,hum que saudade......cachadaço,cachoeiras, QUE MARAVILHA uma dica para quem for,...se puder me leve, estou querendo voltar, e se vc já está aí, arrume um lugar para eu trabalhar nesse paraíso, faço tudo, cozinho, arrumo, prego, carrego, dirijo, lavo,gerencio, mas por favor me leve de volta para TRINDADE. UM ABRAÇÃO PARA TODOS..... VÁ NÃO VAI SE ARREPENDER. "dica de MARQUINHO ITAPETININGA SP

92."Achei seu site muito interessante, gostaria de colaborar elucidando alguns pontos: 1º parágrafo – Trindade está a 28 kms de Paraty . / 2º parágrafo - A população não é descendente dos piratas e sim dos índios que habitavam o litoral. Os piratas eram os europeus que roubavam o ouro do Brasil, eles sim quando aqui atracavam matavam os índios e nem eram portugueses e sim holandeses. Tanto que os caiçaras trindadeiros são descendentes dos índios c/ holandeses. Tem até um livro contando, chama-se Trindade do jornalista Themilton Tavares. Hoje, a população é composta pelos caiçaras (os naturais da região) e pelos “alternativos”, pessoas que escolheram viver junto à natureza, de forma tranqüila, longe do caos urbano. Como conseqüência, já há algumas construções “forasteiras” para dar maior conforto ao turista, mas na Vila ainda não tem telefone e não dá para fazer reserva. / 9º parágrafo - Não existe construção forasteira. Escolhi viver na Trindade em 86 casei c/ nativo mas não só a nossa casa como de outros casais tb compostos de turista c/ caiçara tem a preocupação de preservar a cultura do lugar. As casas são comuns e os nativos tb começaram a construir casas de alvenaria já que o turismo além de lhes dar condições financeiras p/ isso devido a chegada da luz elétrica em 82, e conseqüentemente da televisão houve uma informação e alteração da estética. No fim da praia está o Rio dos Codós onde começa a trilha que leva à Praia do Cachadaço. Nesta extensa praia tem 2 campings (ainda sem luz elétrica) e, passando por um deles se chega a uma bela cachoeira para um banho refrescante (sem sabonete para não poluir...). No fim da praia, passa-se por um conjunto de pedras para chegar até a trilha que leva ao Cachadaço. Mas, atenção neste trecho pois, se a maré estiver >>alta e o mar agitado, pode ser perigos. / 12º parágrafo - Está um pouco confuso. No fim da praia está o Rio dos Codóis onde começa a trilha que leva à Praia do Caxadaço. Existem 2 opções passa para a Praia pela costeira ou pelo morro do Fiscal, que é aconselhável quando o mar estiver agitado ou por falta de experiência em andar em pedras. Chegando a Praia do Caxadaço que tem 2 campings sem luz elétrica já que é área de Parque e o Ibama não autoriza instalação de postes. Na cachoeira do Caxadaço não é permitida a entrada pois fica dentro de área particular. No final desta Praia começa a trilha para a piscina. Esta caminhada dá um total de 30 minutos e é de fácil acesso. A cachoeira da Vila chama-se Cachoeira Grande tem acesso pela praia do Codóis ou no final da Vila virando-se a direita." dica de Lú Ribeiro moradora há 15 anos na Trindade, professora dona da Pousada e Loja Canto da Lua. 

93."Fui nas férias, as praias são lindas, porém a cidade estava imunda. Rola muita droga. Há pessoas que se dizem alternativas, da paz, porém que estão lá para se aproveitar. " dica de Paty e Vitor

94."Bom..o q dizer de Trindade...eu vou pra la desde mto pequena, sempre acompanhada de meu falecido pai, q tb deixou sua dica aki....amo la pq ele amava...todas as coisas boas da minhya vida, aconteceram la....eu diria q é um lugar magico!!! minha dica eh: na praia dos ranchos tem uma pedra imperdivel para saltos...perigoso pular pela manhã, qdo a maré esta baixa..da pra ir nadando e subir pelas pedras mesmo...de cima o visual é outro e bem mais alto do q parece..fica antes da primeira ponta, antes da praia das conchas...eu adoro isso!!! Pai, eu amo vc e ainda me lembro de como nos divirtiamos naquele lugar,,,saudadesssssssss"dica de Carolina

95." Eh maravilhoso trindade, fui a 2 vezes la, um lugar magico, vc se renova, fica mais perto de DEUS, é mt romantico e não sabia de roubos q acontecem por la, cm foi relatados por algumas pessoas, fikei mt triste, uma lugar perfeito q so perde com isso, tem q ter um policiamento melhor, sei la. um recado pra quem rouba e pensa no mal: vao trabalhar, ninguem consegue nada sem esforço, vao conseguir os seus com trabalho, sem atrapalhar o passeio dos outros... VAleu trindade"dica de Maria Rita

96."Conheci Trindade em 1987, não tinha nem energia eletrica, só camping, sem banheiro, mas era "o Paraiso". Frequento até hoje, todo ano eu vou pra lá. Pra mim ainda é a melhor praia. bjs. katrina

97."E ai Galera, Trindade é maravilhoso´.. acreditoo quee soo quem jaa foi pra laa sabe do que eu to falando .. hje em diaa o telefoneee ja pegaa beeem .. jaa esta beem mais modeerno que a unsss 10 anos atrasss.. fui a primeira vezzz, em 98.. e desde entaoo nunca mais deixei de passar um ano noovoo se quer laa...!! Ehh um lugar magiicoo ..ondeee quando see vaii emboraaa, se sentee muitaa suadade.. contoo os diaas pra chegar os feriadosss.. ou ate mesmoos os fins de semanaas para podeer estar laa.. vale a penaa galeraa!!! Naoo percamm a oportunidadee de conhecerr a maravilhosa TRINDADE !!"Rodrigo

98."Aloha...mulekada Trindade é o paraiso em pleno planeta terra, cara o lugar é d+ lindo pra caramba é cachoeira que desagua no mar é trilha em cima de trilha,pra comer é o preço de todo lugar 10 merreis o pf q é show, e a noitadad que é foda, ai rave é reggea é rock,tudo na beira da praia com as ondas molhando os pes...cara é o mundo naum perde tempo e vai...dica de bruno

99."Oi , trindade é o lugar mais lindo q ja vi nesse mundo, nao tem explicacao...."silvia

100.-Pessoal trindade é maravilhosa! a praia da galeta e a praia das conchas vale muito a pena conhecer!
Estive lá em janeiro e o pessoal da Pousada Refúgio do pirata nos acompanhou na trilha e na "remada" AVENTURA! Gente bacana viu, altas dicas de passeio!
Valeu muiitooo a pena!
Saudades vou voltar logo!Lavínia

101.Minha dica é a seguinte: cuidado para não pirar e
se recusar a voltar à vida real. Porque é isso que acontece quando vamos a este lugar mágico, não dá vontade de voltar. Parece que tudo e todos lá, vivem em sintonia e harmonia total. Sem dúvida, Trindade é um paraíso, um presente de Deus.arta - Barbacena Mg

102.Fiquei na Pousada Neanderthal e, sinceramente, não recomendo. Os banheiros são sujos, tem até lagartixa! E o cheiro é horrível. Além disso, o café da manhã é péssimo: poucas coisas, pouca variedade...Uma pobreza só. Não vale a pena.Ponto positivo: na própria pousada eles têm uma pizzaria onde a pizza é excelente. Dani

103. Frequento Trindade desde 2000 e nunca consegui parar de ir lá!!!!Amo esse lugar,idolatro e indico para todos que vale muito a pena conhecer,tem diversas praias como a de fora,dos ranchos e a do meio,sem contar o cachadaço e cachoeira como a pedra que engole.Na praia do meio rola sempre show de reggae e na dos ranchos forró pé de serra,muito bom.Também peguei uma trilha e fui na cabeça do índio,dá uma caminhadinha boa,como adoro andar,nem senti.Enfim es tá aí minha dica,sobre esse lugar maravilhoso,iluminado e mágico,me sinto no paraíso,realmente é. Janine

104.Trindade é o lugar que nunca você se esquece,fui lá em 1995 para ficar 2 dias acabei ficando 30 dias é muiiiito bom. Gleides

 

VEJA AQUI OUTROS DESTINOS